Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UM RAIO DE SOL ATRAVÉS DA CHUVA

No centenário da Imigração Japonesa em 2008 recebi a tarefa de produzir um espetáculo para a inauguração do jardim japonês no Parque Municipal.
A “louca” aqui teve a idéia de reproduzir uma cena do filme Sonhos (Yume) do cineasta japonês Akira Kurosawa (1910-1998). Yume é um filme antológico de 1990, baseado em sonhos verdadeiros que o cineasta teve em momentos diferentes de sua vida. O filme divide-se em 8 histórias distintas, unidas pelo mesmo tema. Recomendo para quem ainda não tenha assistido...
Uma Oficina-Montagem foi especialmente desenvolvida por mim para transpor para a cena o primeiro episódio do filme: “Um raio de sol através da chuva”, cuja sinopse é a seguinte.
Há uma antiga lenda japonesa que diz que quando o sol está brilhando através da chuva, as raposas (Kitsune) se casam. Um garoto desacata o desejo de uma mulher, possivelmente sua mãe, para permanecer em casa durante um dia com tal clima. Escondido atrás de uma árvore na floresta, ele é testemunha de um lento processo de matrimônio do Kitsune. Infelizmente, ele é descoberto por uma raposa e foge. Quando ele tenta voltar para casa, a mulher diz que a raposa tinha vindo até a casa e deixado uma espada curta. A mulher diz que isso significa que o garoto deve se suicidar porque as raposas estão bravas com o observador indesejado. Então, o garoto sai a caminho das montanhas, em direção ao lugar sob o arco-íris na procura da casa das raposas para desculpar-se.
Cena do filme Sonhos

Reuni para esse trabalho ex-Quixotes (Lud Moma, Lucas Bertolini e Patricia de Camargo), ex-Argonautas  (Ana Claudia Oliveira, Carlos Martins, Lelis Andrade e Lilian Muzel), novos Argonautas (Elen Oliveira e Maria Fernanda)e as Meninas (Janaina Giorni, Luciana Galvão e Natalia Negro). Antonio Victório cuidou da cenografia (pesquisa das máscaras das raposas e criação de uma chuva artificial). Participações de Dra Elizabete (mãe) e Gabriel (menino).
Foi um trabalho gratificante em vários aspectos: a reunião de um elenco que já fazia parte da minha história teatral em diferentes grupos, a pesquisa do teatro oriental, tão diverso do ocidental e da experiência de uma apresentação ao ar livre.           
Cena "Um raio de sol através da chuva"

Cena "Um raio de sol através da chuva"







Nenhum comentário:

Postar um comentário