Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FESPIMA

O Festival de Performance Individual de Mairinque (FESPIMA) foi realizado no mesmo formato nos anos de 2006, 2007,  2009 e 2010.
Idealizado pelo professor Giovani Huggler da Rede Estadual de Educação, é mantido e administrado com recursos do professor.
Na sua concepção, o FESPIMA foi pensado se valendo do “boom” teatral ocorrido em 2005, quando três encenadores da cidade de Mairinque (que mantinham seus grupos de teatro independentes do poder público) e uma profissional de dança contemporânea, começam a trabalhar juntos na Escola Municipal de Artes (EMART).
A demanda por interessados em Artes Cênicas cresce, assim como o debate entre a classe e novos espaços são direcionados e ocupados para a cena.
A opção pela denominação Festival de Performance Individual teve duas razões principais:
A primeira está ligada ao fato de uma série de artistas que atuavam em grupos, reivindicarem espaço para suas experiências individuais.
A segunda, porque verificava-se em 2006, nos trabalhos dos grupos existentes e no centro de formação (EMART), montagens totalmente apoiadas na dramaturgia, ou seja, com uma limitação estético-qualitativa.
Como conduta artística, a denominação “performance” foi trazida no sentido de “experimentação”. A organização do evento pretendia algo anárquico, ou seja, privilegiava-se a espontaneidade, a liberdade de criação, a autonomia.
Na realização dos anos 2006, 2007, 2009 e 2010, o FESPIMA, teve o seguinte formato:
·         Para “acolher” o maior número de artistas, foi delimitado um tempo máximo de apresentação de 20 minutos;
·    Três dias de festival: dois para as apresentações e o último para uma apresentação de espetáculo convidado e premiação (troféus para os três primeiros lugares);
·         O palco das quatro edições foi o auditório da Escola Estadual Professora Maria de Oliveira Lellis Ito, com capacidade de 114 lugares;
·         Nestes quatro anos de existência foram apresentados espetáculos com temas diversificados por amadores e profissionais;
E neste ano tem mais...
Daia Coelho, Guilherme Beraldo e Lisa Camargo
Fespima 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário