Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

AS MENINAS

Ainda em 2004, Paulo Moraes me convidou para fazer assistência de Direção para a peça “As Meninas”, romance de Lygia Fagundes Telles. 
Antes de relatar sobre essa experiência é preciso falar um pouco sobre Paulo. Essa “figuraça” entrou na minha vida no ano anterior, quando foi júri na fase municipal do Mapa Cultural Paulista e nos tornamos amigos unidos pela arte...
Ele e Dinei vindos de São Paulo, escolheram São Roque para viver, não tranquilamente, mas sim com um propósito firme de interferir na vida cultural da cidade e, conseguiram, por tantas e tantas coisas que só cabe aqui relatar a parte que me toca.
Com relação ao teatro, Humberto Gomes tinha deixado a cidade com destino à Curitiba para voar mais alto e tinha deixado como saldo um vazio e, vários órfãos dessa arte. O grande pai Moraes, foi lá e adotou três meninas: Janaina Giorni, Luciana Galvão e Natália Negro (Dani Oncala também seria adotada, mas a Universidade Estadual de Londrina comprou o passe de Dani).
O Abraçando Quixote devia estar de ressaca nessa época, então Paulo convidou-nos: eu, Anderson e Lud (que já era mãe a essa altura) para integrar esse grupo que não chegou nem a ter um nome, tal o samba do crioulo doido que se criou (Paulo sabe mexer um caldeirão como poucos...).
Ocupamos as dependências do São Roque Clube para ensaios, e eram ótimos. Fui testemunha de tanta coisa bonita e forte, que Paulo como psicodramaticista, arrancava do elenco com tal força que seria lindo, caso tivesse ido para os palcos...
São tantas as lembranças, mas só quero destacar uma, em agradecimento ao Paulo Moraes...
Numa certa tarde desse ano, recebemos a visita num dos ensaios de Adélia Nicoletti, adaptadora da obra de Lygia para teatro e seu marido, que não era (e continua sendo) nada mais nada menos que Luis Alberto de Abreu
Alguém sabe quem é? Eu também não sabia...
Um dos maiores dramaturgos brasileiros da atualidade...
Há de chegar o dia em que terei o gosto bem gostado de encenar um texto dele e deixar meu amigo Paulo ainda mais feliz por isso...


 "Ana Clara, não envesga", disse Irmã Clotilde na hora de bater a foto. "Enfia a blusa na calça, Lia, depressa. E não faça careta, Lorena, você esta fazendo careta!"  A pirâmide.
As meninas 

Um comentário:

  1. COMENTÁRIO DE PAULO MORAES:
    "Lisa, você ter talento é uma coisa muito conhecida, mas essa generosidade me pegou em plena sexta feira cedo. Beijos mil. Obrigado."

    ResponderExcluir