Powered By Blogger

sábado, 19 de fevereiro de 2011

JOGOS ECOLÓGICOS

Enfrentei um desafio enorme em 2007 em função da nossa decisão, professores da Escola de Artes, de fazermos um revezamento na condução dos grupos, dando oportunidade aos alunos de experimentar direções diferentes.
Assim o Argonautas Cia Cênica ficou sob a coordenação de Giovani Huggler, o Artikulados com Antonio Victório e o grupo Alegria (formado em 2006 por Huggler), ficou comigo. Ocorre que crianças nunca fizeram parte dos meus planos, o grau de responsabilidade na formação do adolescente é uma, com esse público é o dobro, exige didática e metodologia diferente.
Confesso que não foi uma experiência divertida pra mim e acredito ter errado muito pra acertar um pouco...
Investi na metodologia da americana Viola Spolin e seus Jogos Teatrais, uma “febre” na área de Arte e Educação no Brasil, a partir dos anos de 80. E a partir de jogos tradicionais do universo infantil, criamos um exercício cênico que tinha a proposta de conscientização para preservação do meio ambiente.
O elenco reunia 14 crianças de 7 a 12 anos e na estréia em outubro, novamente ocupando o espaço do antigo cinema (antes da reforma), distribuímos sementes de ipê para o público presente.
As crianças podem e devem ser atores em peças para crianças. O observador médio infelizmente tem um padrão muito baixo do desempenho infantil. Imitação de estereótipos adultos, exibicionismo e esperteza são muitas vezes confundidos com talento. Não há necessidade de distorcer a criança por meio da imitação do adulto. E nem é necessário (para evitar este problema) limitar a sua expressão teatral ao jogo dramático bem ajeitado.” (Spolin)



Nenhum comentário:

Postar um comentário