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quinta-feira, 19 de maio de 2011

SENSO TEATRAL COM LÉLIS ANDRADE


SP Escola de Teatro (link abaixo), tem uma seção chamada Papo de Teatro, que apresenta entrevistas com várias personalidades da área.
Achei interessante promover aqui no Ensaios e Cenaso mesmo formato dando destaque aos artistas da nossa região.
O convidado agora é Lélis Andrade, ator por quem tenho muito afeto e respeito...

Como surgiu o seu amor pelo teatro?
Surgiu durante os ensaios da peça “A Ver Estrelas” com direção de Lisa Camargo e texto de João Falcão, no qual acabei por assistir diversos filmes do Charles Chaplin para a construção do meu personagem o “Pierrot”. E no exato momento que observei aquele personagem “Carlitos”, percebi o quanto a sua atuação era poética, cheio de amor e pulsação da vida. E vendo aquela gigantesca junção de arte, encontrei-me. E decidi que aquele seria o caminho que direcionaria a minha vida.
Lembra da primeira peça a que assistiu?
Espetáculo: Descobrimento do Brasil. Direção: Humberto Gomes.
Um espetáculo que mudou o seu modo de ver o teatro.
O espetáculo “Primus”. Direção: Verônica Fabrini. Grupo: Boa Companhia. Não mudou exatamente a forma de ver o teatro, mas sim, de fazer teatro.
Um espetáculo que mudou a sua vida.
Apenas um espetáculo não conseguiria dizer. Mas, quase todas as peças (Café Muller, Ten Chi, etc.) que assisto da Pina Bausch, transcende minha forma de ver a arte, seja ela qual for.
Você teve algum padrinho no teatro?
Não sei exatamente se eu a chamaria de madrinha do teatro. Porém, considero como uma “mãe” do teatro para mim: Lisa Camargo.
Já saiu no meio de um espetáculo?
Nunca. Porém, já tive vontade de sair de vários espetáculos. Mas, infelizmente, estava em um lugar inapropriado para tal feito, e iria acabar atrapalhando outras pessoas da platéia.
Cite um espetáculo do qual você gostaria de ter participado. E por quê?
Peça: Do jeito que você gosta. Texto: William Shakespeare. Direção: Marcelo Lazaratto. Companhia: Cia Elevador Panorâmico de Teatro. Gostaria de participar pela forma na qual foi adaptada a montagem da peça: O figurino (contemporâneo), o cenário (criado a partir da voz dos personagens) e as movimentações cênicas (desenhada de forma minuciosa).
Já assistiu mais de uma vez a um mesmo espetáculo? E por quê?
Não que me lembro o nome de algum exato agora. Mas com certeza gostaria de ter assistido vários.
Qual dramaturgo brasileiro você mais admira? E estrangeiro?
Dramaturgo brasileiro: Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna. Estrangeiros: Bertolt Brecht e William Shakespeare.
Qual companhia brasileira você mais admira?
Boa Companhia – Campinas – Sp.
Qual gênero teatral você mais aprecia?
Teatro Épico
Existe peça ruim ou o encenador é que se equivocou?
Existem peças ruins e encenadores equivocados.
Cite um cenário surpreendente.
O espetáculo “Ten Chi” de Pina Bausch.
Cite uma iluminação surpreendente.
Espetáculo: Holoclaustro. Direção Alexandre Caetano. Cia Experimental Theatron.
Cite um ator/atriz que surpreendeu suas expectativas.
Ator: Paulo Autran. Atriz: Fernanda Monte Negro.
O que não é teatro?
Tudo que antes, não é feito com amor.
A idéia de que tudo é válido na arte cabe no teatro?
NÃO, pois algumas pessoas acham que tudo pode ser qualquer coisa. Penso que lidando com teatro ou qualquer outra arte, antes de tudo, deve ser concebido a partir de um grande estudo.
Na era da tecnologia, qual o futuro do teatro?
O futuro do teatro NUNCA será medido pela tecnologia. Enquanto artistas fizerem teatro com amor, ele (teatro) nunca chegara ao seu fim por motivo algum. Isto está comprovado, pois o teatro existe desde as cavernas.
Em sua biblioteca não podem faltar quais livros/peças?
Em geral, qualquer livro. Pois qualquer tipo de livro cabe dentro do teatro partindo da visão de quem o concebe.
Cite um (a) diretor, um (a) autor e um (a) ator que você mais admira.
Diretor: Alexandre Caetano. Autor: Bertolt Brecht. Ator: Moacir Ferraz.
Fale sobre o melhor e o pior espaço teatral que você conhece.
O pior espaço para o teatro é aquele no qual as pessoas não respeitam a arte Teatral como deve ser respeitada. O melhor local para se fazer teatro, é onde exista uma platéia que tenha um mínimo de respeito por tal.
Qual encenação lhe vem à memória agora? Alguma cena específica?
Espetáculo: Primus. Cena: Qualquer cena.
O teatro é uma ação política? Por quê?
Sim, pois ao meu ver, é um espaço para reflexão, discussão e apontamentos. Caso contrário, será um teatro morto.
Por que você faz teatro na região?
Por que foi onde começou tudo.
Algumas palavras sobre o teatro da região.
Algumas vezes vejo o teatro sendo feito em minha cidade, por certas pessoas, sem nenhum amor. Porém, vendo de uma forma geral, o cenário teatral na minha região tem evoluído muito com o devido respeito que é necessário.
Lélis Andrade na cena de Othelo (o que segura a cabeça)


Lélis Andrade está no 4° ano de Artes Cênicas na CEUNSP e é integrante dos grupos 3° Sinal de Produções e Cia Experimental Theatron, ambos de Salto.

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