Powered By Blogger

terça-feira, 17 de maio de 2011

SENSO TEATRAL COM DANIELA ONCALA


SP Escola de Teatro (link abaixo), tem uma seção chamada Papo de Teatro, que apresenta entrevistas com várias personalidades da área.
Achei interessante promover aqui no Ensaios e Cenas, o mesmo formato dando destaque aos artistas da nossa região.
A convidada agora é Daniela Oncala, atriz sãoroquense, de boa safra...


Como surgiu o seu amor pelo teatro?
Não me lembro exatamente, a primeira recordação que eu tenho é de ao ser perguntada, com 5 anos de idade, o que eu queria ser quando crescesse, eu respondi, Atriz. Acho que já nasci com esse amor.
Lembra da primeira peça a que assistiu?
Lembro, mais ou menos, foi na escola. E foi horrível. Odeio peças com mensagens. Não use drogas! Estude para ser alguém na vida! A peça era só isso... um porre! Rs. Mas adorava os programas teatrais da cultura!
Um espetáculo que mudou o seu modo de ver o teatro.
Foi um espetáculo de teatro de boneco do Peru. Tinha toda a teatralidade que hoje eu busco. Foi lindo e mágico. Mas não lembro o nome.
Um espetáculo que mudou a sua vida.
L'Oratorio d'Aurelia. De Aurélia Thierrée (Neta de Chaplin) e direção de Victoria Thierrée Chaplin (Filha de Chaplin e mãe de Aurélia). Fui com a expectativa de ser um espetáculo da FILHA e da NETA do Chaplin e não me decepcionei, muito pelo contrário, saí de lá maravilhada, querendo fazer circo, dança, teatro de manipulação... Pensei... É ESSE TIPO DE TEATRO QUE EU QUERO FAZER!
Você teve algum padrinho no teatro?
Padrinho, padrinho, não. Mas tive pessoas que me ajudaram e me ajudam muito, mesmo porque estou começando. Quando era uma amatriz (atriz amadora) rs o Humberto Gomes me apresentou a esse mundo, durante a faculdade dois professores (Camilo Scandolara e Adriane Gomes) abriram muitas portas e agora voltando à terrinha conto com a ajuda de meus amigos artistas, Lisa Camargo, Amanda Sobral e Marco Lessa.
Já saiu no meio de um espetáculo?
Jamais. Só sairia morta!
Cite um espetáculo do qual você gostaria de ter participado. E por quê?
Um espetáculo é bom, na minha opinião, quando quero participar, logo, essa lista é vasta. Mas, citando alguns, L'Oratório d'Aurelia, Andersen's Dream do Odin, Semianyki grupo clown russo perfeitos...
Já assistiu mais de uma vez a um mesmo espetáculo? E por quê?
Assisti, por achar lindo demais... ou por ser de amigos... ou por ser as duas coisas...
Qual dramaturgo brasileiro você mais admira? E estrangeiro?
Eu, por me considerar uma atriz criante - ator/dramaturgo, não conheço muito bem sobre a dramaturgia, principalmente a nacional... vergonha, né? Rs Mas de estrangeiro adoro o dramaturgo alemão Karl Valentin... e sou apaixonada pelo ator/diretor/encenador/dramaturgo russo Vsévolod Meyerhold.
Qual companhia brasileira você mais admira?
Depois de ter assistido a peça do grupo Kártasis - Sorocaba, Astros, Patas e bananas... esse grupo entrou na minha lista, trabalho Lindo!Mas admiro também o trabalho do grupo Lume, Campinas. Grupo Sobrevento - Rio de Janeiro, Cia Giramundo - Belo Horizonte, entre outros...
Qual gênero teatral você mais aprecia?
Para assistir e fazer, o Teatro Teatral... aquele que engloba música, corpo, dança, bonecos, imaginação... aquele teatro que faz o espectador pensar, inteligentes... commédia dell'arte, clown, grotesco, bufão, circo, cabaré... bata tudo no liquidificador e tome em jejum!
Existe peça ruim ou o encenador é que se equivocou?
Existe ator que não se entrega e grupo que não se comunica...
Cite um cenário surpreendente.
Me emocionei com o espetáculo CINEMA do grupo Sutil Companhia - de São Paulo, pois as cadeiras utilizadas eram do Cine Teatro São José de São Roque, fiquei nostálgica... A Cenografia assinada pela Daniela Thomas... logo... foda!
Cite uma iluminação surpreendente.
A montagem Ursa Maior apresenta Noite Feliz... minha peça kkkk mas é verdade, a Luz ficou maravilhosa!
Cite um ator/atriz que surpreendeu suas expectativas.
Aurelia Thierrée, e isso que eu fui com expectativas altíssimas por ser neta de Chaplin. E um ator que superou minhas expectativas, mas no cinema, foi o James Franco, ele é um pesquisador e um acadêmico... raro em Hollywood kkk e tenho visto uns vídeos experimentais dele, uns curtas... estou adorando.
O que não é teatro?
Contabilidade... ué... tanta coisa pode não ser teatro. Poderia escrever páginas falando rsrs.  É mais fácil eu ver algo e falar... ISSO p/ mim É TEATRO! ou ISSO para mim NÃO É TEATRO!
A idéia de que tudo é válido na arte cabe no teatro?
Depende, tem que ver o gosto do freguês... rs
Na era da tecnologia, qual o futuro do teatro?
A junção das duas coisas... como já acontece... Pós Modernismo está aí... vamos usar até surgir algo novo!
Em sua biblioteca não podem faltar quais livros/peças?
Meyerhold, Eugênio Barba, Karl Valentin, Peter Brook, Artaud, Grotowsky, Stanislavski, Leccoq, Laban...
Cite um (a) diretor, um (a) autor e um (a) ator que você mais admira.
Eugênio Barba como diretor, o autor Karl Valentin e um ator... Admiro todos meus amigos atores... Eles são os melhores!
Fale sobre o melhor e o pior espaço teatral que você conhece.
O Teatro Ouro Verde de Londrina é lindo, enorme e a acústica boa...O ''palco'' da Brasital, São Roque, é enorme, cheio de possibilidades, mas... mas... tem pilares no meio do publico, a acústica é péssima, as janelas dão claridade... não nasceu para ser um palco de teatro, logo, não é um espaço bom... não como palco italiano!
Qual encenação lhe vem à memória agora? Alguma cena específica?
 A que eu assisti ontem, Astros, Patas e Bananas - Katharsis.
O teatro é uma ação política? Por quê?
Pode ser uma ferramenta, pois o teatro forma opiniões, debate temas... mas, não acho saudável  que ele deva ter essa responsabilidade.
Por que você faz teatro na região?
Faço teatro onde posso fazer. Em São Roque eu encontrei essa possibilidade... apesar de fazer em São Paulo também, São Roque precisa dessa movimentação artística.
Algumas palavras sobre o teatro da região.
Acho que estamos vivendo uma virada de página nessa cidade. Sinto que a arte na região está começando a engatinhar e entrar na vida das pessoas, e as pessoas por sua vez, estão com fome de arte... então, vamos alimentá-las e Buon Appetit!
Daniela Oncala na cena de Carta de Amor



Daniela Oncala é Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Sua pesquisa é sobre a Teatralidade, com foco no trabalho do russo Vsévolod Meyerhold. É professora de teatro no Colégio Aliança em Mairinque-SP.
http://www.spescoladeteatro.org.br/


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário