Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de março de 2011

PRÊT-À-PORTER 10

No último sábado (26) fui assistir as performances dos atores e atrizes do CPT - Centro de Pesquisa Teatral do SESC. 
Para quem não sabe, o CPT é reconhecido como um dos principais espaços de experimentação em teatro no país.Coordenado por Antunes Filho,cujo método de trabalho é reconhecido tanto pelo seu rigor técnico quanto pelos seus pressupostos humanísticos, tem como objetivo principal a pesquisa de novos textos, linguagens e configurações cênicas.
As performances Prêt-à-Porter expõe a síntese do método para o ator desenvolvido por Antunes, por meio da apresentação de cenas naturalistas. São cenas totalmente criadas pelos atores, que se encarregam de encontrar o tema, desenvolvê-lo através de improvisações, realizar a dramaturgia e se auto-dirigir.
"As cenas, os atores, deveriam ter em mente um sentido franciscano, minimalista (as cenas quase sempre vazias, sem nada, só com os elementos que fossem realmente necessários e correlatos à ação), fugindo a poluição visual da sociedade do espetáculo - isso já como uma permanente filosofia em quase tudo que o grupo encena. Procuramos resgatar muitas e muitas significações já quase esquecidas nos seres humanos de hoje: a sensibilidade, o sentimento, o paciente fazer do homem, o gesto perdido, a palavra esquecida, o encontro fortuito - simples e significativo, coisas que o homem traz dentro de si. Tudo isso está se tornando, para nossa infelicidade, sopro de coisas deixadas, voláteis, por causa da violência dos tempos em que vivemos.", nas palavras de Antunes.
Para nós, "gente de teatro", presenciar essas performances é uma experiência rica em aprendizado e um estímulo a mais para continuar trabalhando e estudando muito. 
Para mim, a atuação de Marcos de Andrade em "O homem das viagens" (uma das três performances) ficará gravada em minha memória para sempre... 


Foto
Adorável Callas

Nenhum comentário:

Postar um comentário