Powered By Blogger

sábado, 8 de outubro de 2011

CAFÉ COM QUEIJO

LUME (Núcleo de Pesquisas Teatrais Unicamp) 
"Que o teatro nos transforme." (Dedicatória de  Renato Ferracini para mim.)
Eu tenho alguns ídolos no teatro, melhor dizendo, tenho referências que norteiam minha forma de "viver teatro" e o LUME de Campinas é uma delas.
Bebo da fonte do Lume há muito tempo (o grupo foi criado em 1985), através de livros, dissertações e vídeos. 
Então, imaginem o prazer que eu senti ontem em Sorocaba, em estar tão perto de Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini e depois poder abraçá-los e declarar toda minha admiração por eles. Foi lindo!
Pausa para um copia e cola (eticamente, citando a fonte que é do site do grupo): Sobre Café com queijo:



Conversas e histórias, entremeadas por canções e versos, compartilham com o público vozes e vidas resgatadas da clandestinidade em suas andanças pelo interior do Brasil.
No aconchego de uma colcha de retalhos, fala-se um pouco de tudo: de curas para males de saúde e do coração, das artes da conquista, de comida, festa, morte, trabalho, solidão, aculturação.Neste espetáculo delicado, tudo tem cheiro e sabor, e não apenas de café com queijo ralado - bebida típica oferecida aos atores no interior de ocantins.Criado em 1999, o espetáculo já se apresentou em diversas cidades do Brasil, tendo participado dos principais festivais nacionais de teatro e apresentado nas cidades de Lisboa, Évora e Santo André, em Portugal.  


Eu chorei tanto durante o espetáculo, por que a voz e os corpos daqueles quatro atores fabulosos afetam os corpos e as vozes de cada pessoa que está ali assistindo.
Eu chorei, porque ouvi vozes e senti corpos de meus antepassados, de uma família mais antiga e de uma mais recente. 
Eu chorei (e ri!) porque é impossível sair igual ao ter entrado, dentro daquela sala do Café com queijo...
Eu só posso concluir que escolhi o lugar certo para viver os últimos anos do resto de minha vida: o teatro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário