Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CRÍTICA DE "ERA UMA VEZ..." NO 7° FESTIVAL LIVRE DE TEATRO DE SOROCABA

Era uma Vez
Cia de Eros
Direção Lisa Camargo



Quando Bertolt Brecht (o grande encenador, dramaturgo e militante marxista) sistematizou o que chamou de teatro dialético, ele pensava em se utilizar de expedientes teatrais para expor as contradições do mundo capitalista. Evidentemente que esse grande artista revolucionário tinha em mente a construção de uma sociedade socialista, democrática e plena do bem viver. Se essa sociedade socialista ainda não se construiu, os ensinamentos do teatrólogo alemão deram frutos e se espalhou pelo mundo. E chegou muito bem na cidade de São Roque, conhecida por seus ótimos vinhos e que também deveria ser lembrada pela qualidade do trabalho da Cia de Eros: um grupo de jovens artistas, dirigido por Lisa Camargo, e que no espetáculo Era Uma Vez se destaca pelo excelente trabalho de interpretação, pela bem resolvida trilha musical, os figurinos e demais elementos de cena.

Se for possível definir assim, Era uma Vez tem um roteiro épico mais clássico do que ousado, que avança num ritmo lento, que em algumas vezes chega a incomodar, mas o teatro épico não é um teatro para o conforto. É um espetáculo maduro, apesar da juventude de seu elenco, e muito politizado, como se espera de um texto épico/dialético, sem perder de vista o apurado senso artístico.

Para além do espetáculo uma observação se faz necessária, mas que em nada encarece o espetáculo: embora seu jovem elenco esteja artisticamente maduro, e embora os jovens tenham grande motivação política, a sua formação nesta área é muito incipiente, precisa ser mais depurada em sala de ensaios para que possam falar dela com mais propriedade. Fora esse detalhe, é um espetáculo que deve ser assistido por quem gosta de arte e por quem gosta de política, enfim, por quem gosta de pensar e discutir o mundo.


LUIZ CHECCIA
Historiador, Ator e Diretor


Foto: Jennifer Nascimento


3 comentários:

  1. Acho que o movimento teatral, que já é forte em Sorocaba, está se fortalecendo nesta microrregião e a responsabilidade de quem está fazendo teatro por aqui, aumenta.
    É hora do poder público investir pesado nessa área e formar uma geração bem mais humana.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a CIA DE EROS! São Roque está vivendo um momento único na história da Cultura da cidade, com diversos artistas vivendo de cultura, respirando suas produções. Os grupos de "teatro amador" da cidade são muito profissionais, graças a dedicação e empenho de pessoas talentosas e combativas, como Lisa Camargo. É uma honra estar presenciando o sucesso da Lisa e de todos os jovens envolvidos. É de emocionar! Saudações Culturais!

    ResponderExcluir
  3. A CiaDeEros, mostrou competência e paixão na arte de fazer teatro. A dedicação de todos e a bela direção de Lisa, encantarão a todos e receberam merecidos prêmios. É um orgulho ter vocês como representantes do teatro sãoroquense.Belo momento para arte. Um grande beijo.

    ResponderExcluir