A frase acima é uma declaração do Manifesto Simbolista de 1886, quando poetas precursores do movimento, entre eles Baudelaire e Mallarmé, opunham-se ao cientificismo decorrente da Revolução Industrial. O homem passara a ser explicado pela fisiologia e pelo meio, originando uma arte pretensamente objetiva que impediria a criatividade e a sensibilidade do artista no Naturalismo.
Mallarmé sonhava com um teatro maravilhosamente realista da nossa imaginação, Baudelaire falava da floresta de símbolos, Valéry dizia que a bela palavra precisava recuperar da música aquilo que lhe pertencia de direito.
Mallarmé sonhava com um teatro maravilhosamente realista da nossa imaginação, Baudelaire falava da floresta de símbolos, Valéry dizia que a bela palavra precisava recuperar da música aquilo que lhe pertencia de direito.
Assim, os poetas simbolistas trouxeram a proposta de sugerir, não nomear o objeto, pela musicalidade da linguagem e pela busca das correspondências entre o mundo natural e o espiritual. A dramaturgia decorrente distinguiu-se pela atmosfera de sugestão e irrealidade, pela atemporalidade do espaço e do tempo, pela recusa de um desenho psicológico preciso das personagens. A luz adquiriu uma função importante, e a palavra encontrou auxílio na música e na dança.
Mas o que todo esse saber enciclopédico tem a ver com o Teatro de Páscoa 2012, objeto de minhas reflexões neste artigo?
Sou licenciada em História, e, faz parte do meu ofício traçar paralelos entre o passado e o presente. Correndo o risco de ser pretensiosa, posso afirmar que está acontecendo SIM, um movimento "novo" na cidade de São Roque no que tange os aspectos artísticos/culturais e o "Teatro de Páscoa" é uma prova disso.
Movimento, pela definição no dicionário é agitação, atividade (artística, política, filosófica etc.) promovida por um grupo de pessoas.
O movimento de que trato aqui, já esclareço, não começou agora, o que de diferente acontece atualmente é que existe a união de artistas que; fazendo o paralelo com o Movimento Simbolista tratado inicialmente, opõe-se ao tecnicismo do homem atual e tem como proposta revestir ideias de formas sensíveis.
Fonte: Berthold, Guinsburg...
Fonte: Berthold, Guinsburg...
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