Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"NOSSO QUINTAL"


Tendo a Brasital como cenário, a CIAdeEROS, GRUPO AUTÔNOMOS e mais artistas convidados, recepcionaram os professores da Rede Municipal de Educação de São Roque, ao longo da manhã de segunda-feira (30), para a aula inaugural de 2012.
Explorando diversos espaços da Brasital, provocando um olhar diferente do cotidiano para esse "quintal" da cidade e com inspiração nos antigos operários da tecelagem, os artistas apresentaram um importante documento imaterial de valor cultural, histórico e cognitivo. Acompanhem nosso roteiro...
As Espuladeiras
Ana Claudia, Day Canavesi, Gabriele Pinho, Jennifer Nascimento, Mayara Leite e Thaís Amparo (CiadeEros). Ator convidado: Tom Ravazoli  
"Desperta, levanta às cinco e fica logo esperta. Se faz bonita, prepara a marmita, pega a sombrinha e vai trabalhar..." (Edson D'Aísa)
As Tecelãs
Amanda Sobral e Daniela Oncala (Grupo Autônomos). Atriz convidada: Carolina Villaça

"É preciso mais de um olhar para tecer um poema..." (Úrsula Avner)
O Contra-Mestre
Ator convidado: Lélis Andrade
  "Ele perdia-se em que hora soaria o apito da fábrica
Sabia sim quantos segundos ele iria durar." (Luís Carlos Oliveira)
A Linha
Daniela Campos (CiadeEros)













"É a sua vida que eu quero bordar na minha..." (Gilberto Gil)







O Linho
Matheus Pezzota (CiadeEros)



"Você a linha e eu o linho, nosso amor..." (Gilberto Gil)












Sala dos Teares
Elenco com André Nogerini, Itamar Spira e Renan Martins (CiadeEros)

Edson D'Aisa e João Bid

"Lá vou eu aqui de novo. Pra falar do meu quintal. Do berço que embala meu canto, da minha raiz cultural..." (João Bid)
O evento teve a participação de um dos maiores violeiros do Brasil, o músico e escritor Paulo Freire que, em acordes ou em letras, sempre assumiu o seu papel na divulgação e consolidação da cultura brasileira.
Paulo Freire convidou o público presente a resgatar suas próprias raízes com o show que teve como tema a sua sétima obra literária, “Jurupari”. 
Paulo Freire

O evento foi uma realização da D’aísa Produções Culturais, produtora que tem por princípio, a valorização e manutenção da identidade de nossa comunidade.
Os figurinos de Marco Lessa do Autônomos e as fotos de Mário Barroso.





Um comentário:

  1. Bela exposição sobre o passeio que encantou muitos professores e nos trouxe referencias culturais de um lugar tão importante como a Brasital, pois como diz o texto de Durce Sanches "Fiar o destino, cada um fia o seu. Mas na ardua labuta de transformar o fio em tecido, vai além de fiar a vida é fiar a fé e a esperança para gerações que desfrutam da construção deste Tal Brasil." Acredito que fiamos um pouco deste tecido neste dia tão maravilhoso.Bjs

    ResponderExcluir